As Adenium são conhecidas no mundo todo por vários nomes e no Brasil é chamada de Rosa do Deserto. A quantidade de cores disponíveis no planeta é impressionante e cresce a cada dia por conta dos novos híbridos gerados através das polinizações.
É uma planta da família das Apocinaceae, suculenta de aspecto escultural “gordal” apresentando floração vistosa e exuberante.
Seu caule tem uma característica única estilho “Bujão” que identifica a planta imediatamente através do engrossamento na base da planta “Caudex” que além de demonstrar uma beleza peculiar serve como armazenamento de água e os nutrientes necessários para sua sobrevivência, garantindo que isso ocorra até mesmo nos locais mais inóspitos do Planeta. Planta espetacular para quem gosta de formas! (Veja também rosa-do-deserto: espécies e variedades.)
DETALHES:
Nome Científico: Adenium Arabicum
Origem: Margem Sul e Oeste da Península Arábica
Ciclo de Vida: Perene
Família: Apocinaceae
Divisão: Angiospermae
Nome Popular em alguns Países: Rosa do Deserto, Flor do Deserto, Adenium, Lírio-impala, Desert Rose.
Como Cuidar de Rosa-do-Deserto (Adenium arabicum)
Clima
Prefere climas quentes com temperatura acima de 20 graus, geadas devem ser evitadas a todo custo. Detestam de todo custo climas frios.
Vaso, Plantio
A adenium arabicum Pode ser plantada em potes e ou diretamente no chão, sendo preferido iniciar seu cultivo em vasos com boa quantidade de furos no fundo e substrato bem drenado.
Rega
A rega dessa rosa-do-deserto, ao contrário do que muitos imaginam ela gosta de água sim! O que ela não tolera é de substrato encharcado. A regra básica é: Quando secar bem o substrato deve ser regado até sair água pelos furos do pote.
Tipo de cores da Arabicum
A natureza trabalha com inúmeras variáveis, e, sendo assim, podem sair flores com tons diferentes sendo mais ou menos escuro ou ainda totalmente diferente da cor apresentada, apesar de serem polinizadas em ambiente controlado.
Substrato
Se composto orgânico, preferencialmente enriquecido com farinha de ossos, e carvão moído (50% de composto orgânico + 50% de carvão moído). O composto orgânico contém nutrientes essenciais às rosas do deserto, e retém uma certa umidade.
Veja no vídeo abaixo do querido Leudo Jr e aprenda mais sobre essa linda planta!